Foi com muita honra e alegria que Ricardo Cabezón recebeu a informação de que fora a ele outorgada a Comenda Emérita “Medalha MMDC”, instituida pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto número 40.087/62, cuja cerimônia de entrega está marcada para o dia 22/05 às 19 horas no salão nobre da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo.
A medalha, sinônimo simbólico do reconhecimento àqueles que lutam pela democracia, pela manutenção da memória da Revolução Constitucionalista de 32 e pelo Estado Democrático de Direito Brasileiro carrega essa nobre sigla “MMDC”, em virtude das iniciais dos nomes dos quatro estudantes, Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito, no dia 23 de maio de 1932 na Praça da República – SP, acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram.
O sangue destes quatro heróis, culminou na guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32” e trouxe bons reflexos à toda nação, pois em data subseqüente (1934) o Governo promulgou uma Carta Constitucional assegurando direitos e garantias individuais a todos os brasileiros.
Digna-se constar, que a Lei Fed. nº 12.430, de 20 de junho de 2011 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria.
A Medalha “MMDC”, é portanto uma Comenda Emérita definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram esta jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade pelos quais se bateram os heróis e Veteranos de 32.
Parabéns professor, merecida homenagem, com certeza!!!!!
ResponderExcluir